Blog

6 Dicas Para Se Tornar Um Bom Operador De Escavadeira

Operador de máquinas pesadas é uma profissão bastante valorizada pelo cenário atual, tanto pela sua complexidade, quanto pelo cuidado que se deve tomar nessa função. O operador é responsável por um equipamento de grande valor, e que se for mal utilizado pode gerar prejuízo para a empresa, além de correr o risco de causar acidentes.

Para se tornar um bom profissional são necessários alguns aspectos importantes.

No artigo de hoje, preparamos 6 dicas que vão lhe ajudar a se tornar um bom operador de escavadeira:

1- Qualificação profissional: Hoje em dia qualquer profissional exige qualificação e conhecimento, não seria diferente com os operadores de máquinas pesadas. Há uma infinidade de opções disponíveis de cursos técnicos para essa área, que vão lhe proporcionar conhecimento teórico e prático sobre o maquinário.

2- Curiosidade e vontade de aprender. Nada de se acomodar com o que já sabe. As máquinas estão cada vez mais tecnológicas, e da mesma forma, também precisamos estar nos atualizando para ficar por dentro das novidades e novos recursos disponíveis. Quem estiver melhor preparado certamente terá mais oportunidades de crescimento.

3- Agilidade. O operador de escavadeira deve ser ágil, pois em diversas ocasiões será necessário pensar rápido para evitar acidentes com a máquina.

4- O profissional deve saber inspecionar o local antes de realizar o trabalho. Uma boa verificação das condições do terreno e também sobre eventuais objetos e pessoas no local, pode fazer total diferença para evitar acidentes e para que o trabalho seja feito com mais rapidez e precisão.

5- Um bom profissional usa sempre e em qualquer ocasião os EPIS (Equipamentos de proteção individual), que são capacetes, luvas de proteção, protetores auditivos e botas de segurança.

6- O operador deve saber observar se o equipamento está em boas condições de uso. Fazer a verificação da máquina antes de iniciar o trabalho e também ficar atento a qualquer mudança durante a operação, como barulhos diferenciados ou peças soltas.

Um bom operador de escavadeira deve sempre respeitar as limitações técnicas da máquina para sua utilização com segurança e por isso esses cuidados que citamos são tão importantes e devem ser levados em consideração.

 

 

Leave a comment