Blog

A importância da mão-de-obra qualificada

Com a chegada da tecnologia e de diversas ferramentas automatizadas, qualquer empresa que quer se destacar no mercado precisa se adaptar e capacitar os seus funcionários, inovar e treinar diversas habilidades.

Você sabia que a qualidade da mão-de-obra que você utiliza na manutenção das suas máquinas pesadas faz toda a diferença para a vida útil do seu equipamento?

E por incrível que pareça, muitas empresas de manutenções não dão a devida importância para a qualificação dos seus técnicos. Algumas empresas ficaram paradas no tempo e ligadas a processos manuais e tradicionais.

Em uma pesquisa realizada em 2015 pelo Fórum econômico mundial , o Brasil ficou em 78º lugar na qualificação de mão de obra, entre os 124 países pesquisados e em 15º da América Latina. (Fonte: www.sebrae.com.br)

A qualidade dos seus técnicos é um dos principais fatores de sucesso ou fracasso de uma empresa, e a falta de qualificação faz com que os funcionários não fiquem muito tempo trabalhando em uma mesma empresa, ocasionando uma rotatividade de pessoas muito grande.

As empresas ou os proprietários das máquinas precisam ter total confiança nos técnicos, pois o serviço de manutenção é responsável não só pela boa produtividade e funcionamento da máquina, mas também pela segurança do operador.

Um equipamento com manutenção mal feita pode gerar sérios acidentes e problemas para o operador e a empresa, e por mais que todas as empresas saibam que a qualificação dos técnicos está intimamente ligada com os resultados, muitas não investem em treinamentos e capacitação.

A SOMAPE está em busca constante de atualização e treinamento dos técnicos que realizam a manutenção das máquinas pesadas.

Há mais de 10 anos a Somape possui uma parceria com a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha de Novo Hamburgo, e sempre contrata e desenvolve técnicos em mecânica e eletrônica recém-formados por uma das escolas técnicas de maior destaque no Brasil.

Muitos desses técnicos são hoje técnicos sênior ou estão na linha de frente da empresa, e grande parte da equipe cursa ou estão finalizando os cursos de Engenharia Eletrônica ou Mecânica nas universidades locais.

No entanto, não é só de técnicos que a equipe da Somape é composta: ela conta com mecânicos experientes para atender diversos tipos de equipamentos. Um mix de conhecimentos que possibilitam a construção das melhores soluções para a sua empresa.

Por isso, na hora de realizar as manutenções das suas empilhadeiras, retroescavadeiras, tratores, e demais máquinas pesadas, conte com quem tem tradição no mercado e técnicos especializados na área. Conte com a Somape.

 

 

 

Leave a comment