Blog

Cuidados Importantes com Empilhadeiras

Na hora de operar uma empilhadeira, existe a necessidade de alguns cuidados básicos, porém importantes, para garantir a segurança do operador, a segurança de terceiros e também garantir o bom uso do equipamento e seu aumento de vida útil.

A falta de cuidados na operação ou a falta de manutenção do equipamento pode gerar sérios acidentes, além de prejuízos para a empresa.
As empilhadeiras são máquinas que foram criadas para facilitar o trabalho nas indústrias, tanto de quantidade como de qualidade, ajudando a reduzir o tempo para conclusão de tarefas, sendo elas realizadas em larga escala.

São inúmeros os benefícios e vantagens em se ter uma empilhadeira, porém ela oferece alguns perigos se não for manuseada e tratada da forma correta.

É muito comum o uso de empilhadeiras em galpões e armazéns de grande porte, onde fazer o transporte de determinadas cargas com grandes volumes é bem difícil apenas com a força braçal. A empilhadeira ajuda no processo de carga e descarga de mercadorias. O equipamento possui sistema de braços que faz o levantamento e a remoção da carga de um local pra outro.

É ESSENCIAL que a empilhadeira seja operada por um profissional qualificado e bem treinado, para que o transporte das cargas seja feito com segurança, qualidade e habilidade. Os limites de peso e especificações da máquina devem ser respeitados, para que desgastes precoces e acidentes de trabalho sejam evitados.

Cuidados importantes com o manuseio dos equipamentos:

– Somente operadores habilitados devem operar a máquina;
-Fazer as curvas obedecendo a velocidade permitida;
-Verificar a altura da carga;
-Observe se o freio de mão está desengatado;
-Manter sempre a velocidade indicada;
-Utilize os equipamentos de segurança, inclusive cinto de segurança;
-Posicionar os garfos a empilhadeira de forma correta.

Operadores sem experiência devem passar por um período de supervisão e treinamento, e só após estiverem realmente aptos e seguros para conduzir o equipamento é que deve receber o certificado para executar as tarefas necessárias.

É importante também que os pedestres e as outras pessoas que trabalham no mesmo local sejam treinadas e seja feito um esquema de circulação para que ninguém se machuque.

Outro ponto a considerar é o fato de realizar uma inspeção pré-uso antes do equipamento ser colocado em operação durante o dia. Essas inspeções costumam ser rápidas, mas quando feitas, eliminam surpresas durante o seu uso e garantem a segurança do operador.

Cuidados com a manutenção das empilhadeiras

-Revisar a mangueira de tempos em tempos

Leia o manual da máquina para observar  o tempo de manutenção recomendada pelo fabricante. Importante olhar o revestimento da mangueira, pois a sua função principal é proteger seu tubo e reforço internos. Se a cobertura da mangueira estiver com problemas, ela poderá ficar vulnerável e sujeita a danos.

 -Veja se existem cortes ou orifícios na cobertura        

Cortes podem sinalizar que a mangueira está entrando em contato com o material transportado. Portanto troque a mangueira se o reforço estiver exposto ou danificado.

 -Observe se existem vazamentos nos conectores

Confira se os conectores estão corretamente ajustados. Se o vazamento continuar, desmonte a mangueira e o conector e observe se a área de acoplamento ou a vedação estão danificadas; e se for o caso, troque por novos. Se observar algum vazamento na conexão, troque também a mangueira.

-Verificar os cintos de segurança.

 Também é importante observar os braços mecânicos, as luzes da cabine e o elevador hidráulico. Eles são partes essenciais para o bom funcionamento da empilhadeira.Importante lembrar que a manutenção da empilhadeira industrial deve ser feita por profissionais especializados, para garantir a segurança do operador e garantir um bom tempo de vida útil do equipamento.

A SOMAPE realiza a manutenção de empilhadeiras multimarcas há mais de 15 anos, com profissionais altamente treinados e capacitados.

Nossos serviços são de alta qualidade e com um valor justo e além disso contamos com 10 carros oficina, para melhor atender o seu chamado de urgência.

Para maiores informações ou fazer um orçamento sem compromisso, entre em contato: (51) 3598-9333.CUIDADOS IMPORTANTES COM EMPILHADEIRAS

Leave a comment