Blog

Dicas de Segurança para Operar Retroescavadeiras

Retroescavadeiras são máquinas grandes e pesadas e por isso é necessário que alguns cuidados sejam tomados na hora de operá-las. Elas são máquinas que tem uma grande versatilidade, pois conseguem desempenhar um série de funções nas construções e obras.

É essencial que quando as situações de risco forem identificadas, o operador redobre  os seus cuidados durante o trabalho, evitando, dessa forma, acidentes de grandes proporções, ferimentos e estragos ao local de trabalho,ao meio ambiente e na máquina. Um pequeno descuido na operação dessas máquinas de grande porte, pode causar graves acidentes envolvendo vidas.

 

Antes de iniciar a operação de uma máquina pesada, o operador deve estar confiante e se sentir seguro com o funcionamento da retroescavadeira, e também em relação ao terreno e qual o tipo de material que irá ser carregado. Após isso, é importante definir uma possível rota de deslocamento e estar ciente dos trechos suscetíveis a acidentes. Quando estiver ciente dos riscos, o operador certamente redobrará os cuidados durante a operação em trechos sujeitos a desabamentos, tombamentos atolamentos, redes elétricas, canos de água, trânsito de pessoas, casas, etc.

Principais dicas de segurança para operar retroescavadeiras

  • Ao manobrar: É muito importante estar prestando atenção em volta do equipamento para identificar possíveis irregularidades no terreno, obstrução de passagem, objetos e ferramentas deixados no chão, além de observar se não existem outras máquinas trabalhando  no mesmo ambiente. Importante também tomar cuidado com pessoas e animais por perto.
  • Cuidar as encostas: Quando a retroescavadeira se movimentar perto das encostas, o operador deve colocar a transmissão em baixa velocidade.
  • Freios: Manter sempre os freios de serviço em bom estado de conservação.
  • Mantenha a cabide limpa. É o posto de trabalho do operador e ele deve ter livre movimentação para executar um trabalho bem feito. Óleo espalhado na cabine pode fazer com que o trabalhador escorregue.
  • Cuidado com as ferramentas na cabine. Elas devem ser colocadas em lugares corretos para não prejudicarem os pedais.
  • Esteja atento a barulhos: Durante o aquecimento do motor, procure ouvir se há algum barulho estranho na máquina, caso a reposta seja positiva, procure de onde vem o som e tente verificar o local.
  • Utilize sempre o cinto de segurança para evitar acidente. Ajuste os retrovisores, os bancos e o volante, pois isso pode gerar alguns acidentes de postura incorreta.

A importância da Manutenção Preventiva

manutenção preventiva é fundamental para garantir a longevidade da máquinas. É recomendável um plano de manutenção de retroescavadeira, com procedimentos como a análise de óleo hidráulico e do motor, emprego de graxas específicas recomendadas pelos fabricantes, incluindo a manutenção preditiva, que antecede e evita problemas procedentes das condições de uso do equipamento.

A Somape realiza a manutenção preventiva de máquinas pesadas e está no mercado há mais de 15 anos. Os técnicos estão qualificados para prestar um serviço de excelência.

O período de férias se aproxima, e nessa época realizar a manutenção preventiva pode ser ótimo para a empresa ou para o proprietário da máquina, pois normalmente os equipamentos ficam parados por conta do recesso.

Se quiser saber mais informações ou fazer um orçamento sem compromisso entre em contato com a Somape no fone (51) 3598-9333

 

 

 

 

Leave a comment