Blog

Empilhadeiras e Paleteiras: Entenda a diferença

Empilhadeiras e paleteiras tem uma importante função nas mais variadas empresas.  Elas são essenciais para a movimentação e  armazenamento de materiais e cargas pesadas.

Para que se tenha um ganho de tempo por parte das empresas e também dos funcionários, é fundamental a compra ou aluguel de máquinas para realizar a logística de materiais, e dessa forma realizar a gestão dos estoques de forma mais rápida e otimizada.

A movimentação dessas cargas deve ser feita de maneira adequada para não gerar prejuízos e nem acidentes, e por isso o uso de empilhadeiras ou paleteiras é fundamental para a execução deste trabalho. Mas qual a máquina ideal para cada tipo de serviço?

Essa dúvida também atinge os empresários. Normalmente a principal função da empilhadeira é elevar as cargas em pequenas ou grandes alturas, e a paleteira movimenta a carga de um lugar a outro. Mas as diferenças não são somente essas, aliás são diversas, e por isso vamos citar aqui os principais pontos de cada um dessas máquinas:

Empilhadeiras

A empilhadeira tem uma estrutura muito mais complexa do que a paleteira.  É formada por diversas peças enquanto a paleteira tem uma estrutura muito mais simples.

As duas necessitam de profissionais capacitados para a sua operação, esse é um ponto importante de ser lembrado.

Importante também lembrar que embora elas cumpram funções muito parecidas, uma não deve substituir a outra. Elas se completam mas cada uma tem as suas funções e importantes peculiaridades.

As empilhadeiras são máquinas essenciais para estoques verticais, e podem carregar e levantar grandes cargas, tornando as empresas dinâmicas e muito modernas, prontas para a competitividade do mercado atual. As empilhadeiras são divididas em duas categorias: Manual e elétrica. 

As empilhadeiras manuais são operadas de pé, e carregam cerca de 2000 kg. São muito utilizadas para carregar caminhões. É possível encontrar uma grande variedade de empilhadeiras manuais no mercado,e em todas o operador trabalha de pé em cima da máquina ou caminhando. O custo-benefício da empilhadeira manual é bastante inferior às elétricas. Outra vantagem é para o meio ambiente, pois o equipamento não produz nem um tipo de poluentes ou fumaça ou resíduo.

Já as empilhadeiras elétricas são movidas a eletricidade e são ótimas para trabalhos em ambientes fechados,pois são menores e conseguem se movimentar melhor em galpões e depósitos. São silenciosas e não emitem gases tóxicos. Por serem menores também podem ser utilizadas em lugares menores e mais estreitos.

 

Paleteiras

Uma grande vantagem das paleteiras em relação às empilhadeiras é o preço. Elas tem um valor mais acessível.

As paleteiras manuais exigem bastante esforço físico do operador, já que o o seu controle é todo realizado por ele, não possuindo mecanismos de movimentação.

Existem alguns tipos de paleteiras, mas as mais utilizadas são a paleteira manual e a transpaleteira elétrica.

A paleteira manual é praticamente uma empilhadeira manual para fazer o deslocamento dos materiais, e ela tem baixo custo de manutenção, além de ter um manuseio muito fácil e não precisa de muito tempo de treinamento, pois é simples de operar.

Já na transpaleteira elétrica, o esforço do operador é muito baixo, pois ela possui mecanismos parecidos com os das empilhadeiras elétricas. Por esse motivo, o custo de uma transpaleteira elétrica é maior do que a manual, porém é muito mais moderna e gera mais conforto pois permite que o operador ande em cima da máquina.

 

 

Leave a comment