Blog

Manutenção de Plataformas Aéreas

As plataformas aéreas são máquinas de alta tecnologia que foram desenvolvidas para serem usadas em grandes alturas. Por conta disso, é essencial que estejam em perfeitas condições de uso, para garantir a segurança do operador e também das demais pessoas envolvidas no trabalho.

Elas são usadas desde o mais simples serviço na rua, como trocar uma lâmpada, até trabalhos muito mais complexos.

Esses equipamentos são usados em alturas elevadas, por isso, para manter essas plataformas funcionando em perfeito estado são recomendados alguns cuidados e manutenções preventivas.

São diversos os tipos de plataformas aéreas existentes no mercado, e podemos citar algumas das mais importantes:

  • Plataformas aéreas articuladas: Indicadas para trabalhos acima de 12 metros de altura. Ela garante uma ótima produtividade pois o espaço de deslocamento em cima da plataforma é maior do que em outros equipamentos.
  • Plataformas articulas elétricas: Esse modelo pode ser usado também em ambientes fechados e abertos. A diferença é que vai uma bateria e um carregador junto, que podem ser carregados em tomadas convencionais.
  • Plataforma tesoura: Essa máquina tem este nome devido ao mecanismo responsável por levantar a base, que se move como uma tesoura fazendo um corte. A altura máxima que esse tipo de equipamento consegue atingir não chega a 12 metros.

 

Benefícios da manutenção preventiva em plataformas aéreas

 

Realizando todas as inspeções necessárias, é possível realizar diagnósticos e encontrar pequenos defeitos antes desse defeito se tornar um problema a ponto de parar o equipamento ou causar algum acidente. A manutenção preventiva vai fazer com que a máquina não tenha grandes paradas na sua utilização, evitando dessa forma, prejuízos para a empresa ou proprietário do equipamento.

Além disso, realizar as manutenções preventivamente, faz que com haja uma economia de recursos que poderiam ser gastos com a compra de novos equipamentos, caso essa manutenção fosse feita somente após um problema maior acontecer.

Se a plataforma aérea já tiver muitos anos de uso, a sua manutenção pode ser feita de modo a recuperar praticamente toda a máquina, trocando as peças que não estiverem funcionando corretamente, e aumentando dessa forma a vida útil do equipamento.

É essencial que as manutenções da plataformas aéreas sejam realizadas por uma empresa especializada, com técnicos capacitados e equipamentos necessários, para garantir um trabalho de excelência, que vai durar por bastante tempo.

A Somape é especializada nesse e em vários outros tipos de manutenções de máquinas pesadas. Os técnicos são treinados constantemente para garantir o melhor serviço de manutenção e reparos. Confie em quem está há mais de 15 anos no mercado das máquinas pesadas.

Aqui está o telefone se precisar falar conosco ou fazer um orçamento sem compromisso: (51) 3598-9333

 

Leave a comment