Blog

A Importância da Manutenção Preventiva nas Máquinas Pesadas

Para que uma empresa mantenha a sua produção em dia e a eficiência nos seus serviços prestados dentro de um mercado altamente competitivo, é muito importante realizar manutenções de boa qualidade e com preço justo nas suas máquinas.

Uma máquina parada é prejuízo na certa, acarretando o atraso de entregas e serviços, e consequentemente perdendo clientes e grandes negócios. Quando essa máquina fica parada por falhas mecânicas e desgastes, acarreta paradas na produção que não estavam no planejamento e com isso todo o cronograma de entregas é afetado.

Uma boa dica para que isso não aconteça é realizar periodicamente manutenções preventivas, a fim de evitar maiores problemas e avaliar as condições reais do equipamento. Profissionais capacitados podem resolver os problemas encontrados de maneira rápida e eficiente, e assim evitando que o problema fique maior.

Existem dois tipos de manutenções: A preventiva e a corretiva.

Manutenção preventiva é aquela que se refere às inspeções nos sistemas, ajustes, conservação e eliminação dos defeitos, para que se tenha uma maior conservação dos equipamentos, e dessa forma eliminar qualquer tipo de defeitos e falhas que possam existir.

A manutenção preventiva tem a intenção de encontrar pequenos defeitos e resolvê-los antes de virarem um problema com alto valor.

A manutenção corretiva é quando o problema já é maior, quando a máquina está quebrada ou com grandes falhas.

Podemos comparar a manutenção preventiva das máquinas com a dos carros. De tempo em tempo é preciso trocar o óleo, observar freios, pneus e outros equipamentos, para que não ocorram problemas maiores e acabe estragando o motor, gerando alto custo, ou até mesmo causando acidentes.

Com as máquinas pesadas funciona da mesma forma.

As máquinas pesadas são equipamentos de alto custo, e por esse motivo, devem ter um cuidado especial na sua manutenção, a fim de reduzir custos. Como sabemos, a mecanização ao longo do tempo se tornou cada vez mais essencial nas empresas, para aumentar a produtividade e conseguir suprir a demanda do mercado.

Por quê realizar a manutenção preventiva nas máquinas pesadas é importante?

Realizar a manutenção preventiva também é importante para a segurança dos operadores e das demais pessoas que tem contato com as máquinas. Por isso, essa manutenção deve ser feita por profissionais capacitados pois se for feita de maneira deficiente, pode oferecer sérios riscos e prejuízos para a empresa.

Além disso, não fazer a manutenção preventiva nas suas máquinas pesadas, pode fazer com que os equipamentos fiquem muitos dias parados caso necessitem de uma manutenção corretiva.

A manutenção preventiva faz com que pequenos problemas sejam encontrados e facilmente corrigidos, evitando maiores gastos e paralização da produção.

Diariamente, observe o equipamento, procurando peças com maiores desgates, sinais de vazamento de fluidos, observe também se as correntes estão sem folgas. Estar atento a todos os detalhes pode fazer muita diferença no seu bolso e na sua segurança.

Faça a manutenção preventiva das suas máquinas pesadas com a Somape.

A Somape está preparada com os melhores técnicos e equipamentos para fazer a manutenção preventiva e os reparos necessários nas suas máquinas. Mão-de-obra qualificada e treinada anualmente com as últimas tecnologias, com ferramentas de precisão e de diagnóstico e uma infraestrutura completa para atendimento, com torno, solda, softwares e muito mais.

Está chegando o final de ano, e está é uma época ótima para isso,pois no período de férias as máquinas podem ser revisadas tranquilamente sem atrapalhar nenhum dia a sua produção.

A Somape trabalha com a relação custo benefício, buscando a melhor solução para o seu problema, atendendo de forma segura sem cobrar preços abusivos por isso.

A empresa realiza manutenção mecânica e eletrônica em máquinas e equipamentos de linha pesada e de movimentação de cargas, como empilhadeiras, caminhões guindastes, plataformas aéreas, rebocadores elétricos, retroescavadeiras, tratores, miniescavadeiras, prensas e equipamentos hidráulicos.

A Somape existe há mais de 10 anos e já e líder no mercado na área de máquinas pesadas, garantindo a solução para o seu problema e a venda de inúmeras peças. Além disso, a Somape é autorizada Linde, prestando serviços também para essa marca tão importante no mercado.

Ligue agora mesmo e peça um orçamento e uma avaliação.

Não deixe para a última hora a manutenção preventiva das suas máquinas, e esteja sempre em dia garantindo a eficiência da sua produção e a segurança dos seus funcionários.

Pode contar com a SOMAPE!

(51) 3598-9333 ou contato@somapesul.com.br

Leave a comment