Blog

Manutenções Básicas em Empilhadeiras

Sabemos que manter as máquinas pesadas com a manutenção em dia é fundamental para o bom andamento da produção e também para a vida útil do equipamento.

Quando as manutenções são feitas regularmente, diminui-se também o risco de acidentes de trabalho pois uma máquina bem cuidada é sinônimo de segurança para o operador.

Hoje vamos falar de algumas manutenções básicas e que normalmente são feitas rapidamente. Essas manutenções são realizadas pela Somape praticamente todos os dias, o que faz a nossa empresa se tornar líder no mercado de manutenções em máquinas pesadas há mais de 15 anos.

Troca de mangueiras hidráulicas

As mangueiras hidráulicas são muito importantes dentro da máquina. Elas são um elemento de ligação entre dois pontos e têm como função o transporte de material sólido, líquido ou gasoso. As mangueiras hidráulicas substituem as tubulações e tem muitas vantagens como flexibilidade, resistência à corrosão, capacidade de absorver vibrações, possibilidade de articulação, facilidade na sua montagem e muita variedade de tamanhos e bitolas para as mais distintas aplicações.

É necessário observar os desgastes dessas peças e efetuar a troca sempre que necessário.

Troca de óleo e filtro do motor

A manutenção do óleo e filtro do motor de máquinas,  é importantíssimo para o bom funcionamento das transmissões de força e energia. Normalmente se faz esse serviço de três meses em três meses. Tudo vai depender do tipo de máquina e das suas características específicas.

A manutenção começa a drenagem do reservatório de óleo, e depois o filtro é retirado para limpeza, para que se evite a entrada de impurezas. Após isso, para concluir a higienização, é recomendado o uso de um pedaço de pano. Feito isso, coloca-se de novo o acessório de vedação e o novo filtro, já com óleo limpo.

Embuchamento do eixo direcional

O eixo direcional é um componente que necessita ser lubrificado e limpo uma vez por semana, para que o seu embuchamento esteja sempre em dia. É uma parte muito importante da máquina, pois como ela está sempre em movimento, é uma das partes que mais trabalha no equipamento, sofrendo muito impacto.

Por conta disso, a manutenção preventiva do eixo é fundamental, fazendo um check list e avaliando as condições da máquina. Assim será possível fazer o reparo de possíveis danos.

Manutenção do sistema de gás

Os reparos no sistema de gás estão entre os itens que devem se constantemente revisados, pois são componentes que sofrem muito desgaste nas empilhadeiras a gás.

O recomendado é fechar a válvula de passagem de gás do cilindro, e quando o motor parar de funcionar é preciso desligar a chave de ignição. Após isso, desconecta-se a mangueira do cilindro, desaperta-se a armação do suporte e remove-se o cilindro vazio. Depois, basta trocar por um cilindro cheio, apertar a armação, conectar a mangueira e abrir a válvula de passagem, girando-a até o final.

Com esses e mais alguns cuidados básicos, é possível aumentar a vida útil dos equipamentos, além de evitar produções paradas e garantir a segurança dos operadores e trabalhadores no geral.

Para fazer um orçamento sem compromisso da manutenção da sua máquina pesada, entre em contato com a Somape no telefone (51) 3598- 9333.

 

Leave a comment