Blog

O que é o programa 5S e a sua importância para a empresa

O programa 5S significa CINCO SENSOS, e sua importância não se limita à arrumação do local de trabalho, mas também envolve reduzir o tempo de procura dos objetos e ferramentas, padronizar locais de armazenagem dos materiais, reduzir os desperdícios, motivação dos colaboradores e trabalho em equipe.
Fazer parte do programa 5S significa que a empresa está engajada em se tornar modelo de excelência, tanto na prestação de serviços quanto na valorização dos colaboradores.
Quanto colocado em prática, os 5S se tornam tão natural que ficam inseridos no cotidiano, e os resultados obtidos pela implementação do programa são significativos, desde que toda a empresa participe ativamente e esteja engajada. Veja a seguir algumas das vantagens de incluir esse sistema na empresa:

– Aumento da produtividade;
– Aumento da qualidade dos serviços oferecidos;
– Fornece a base para implementar outros programas de qualidade;
– Facilita a detecção de erros e objetos fora do lugar;
– Prevenção de acidentes;
– Melhoria do ambiente de trabalho;
– Melhoria da qualidade de vida.

Agora veja aqui um pouco mais sobre cada um dos sensos:

1) Senso de utilização: O principal objetivo dessa primeira parte, é proporcionar um ambiente limpo e organizado, tanto visivelmente como estruturalmente. Por isso, classifica-se os objetos de acordo com a sua utilização, e descarta-se em lugares corretos quando não utilizados.
Vantagens:
– Reduz a necessidade de espaço;
– Reduz o desperdício;
– Reduz o tempo de procura dos materiais, ganhando tempo;
– Evita compras em duplicidade;
– Evita que materiais vençam;
– Reduz custos.

2) Senso de ordenação: Esse senso é uma continuação do primeiro. Todas as coisas nos seus devidos lugares. Definir locais apropriados, etiquetar cada coisa para facilitar na hora da procura.
Vantagens:
– Reduz o tempo de procura;
– Facilita a localização de objetos;
– Diminui o cansaço físico;
– Melhora o fluxo de pessoas e materiais;
– Melhora o aspecto visual do ambiente;
– Aumenta a segurança no trabalho.

3) Senso de limpeza: Qualquer elemento que possa causar mal estar, como por exemplo mau cheiro, poeira, luzes queimadas, deve ser consertado. Esse senso prevê o bem-estar e conforto dos funcionários, o que irá gerar satisfação por parte deles. Retirar o lixo, evitar sujar, evitar poluir.
Vantagens:
– Ambiente de trabalho saudável e agradável;
– Mudança nos comportamentos e hábitos;
– Boa apresentação aos visitantes e clientes;
– Prevenção de incêndios;
– Redução de acidentes de trabalho;
– Maior durabilidade dos equipamentos;
– Reduz desperdício.

4) Senso de Bem-estar: Consiste em manter os 3 primeiros sensos em harmonia, gerando melhorias para os colaboradores. Criar condições favoráveis para a saúde física e mental dos funcionários. Zelar pela higiene e também para que todas as informações sejam claras e de fácil compreensão.
Vantagens:
– Local de trabalho agradável;
– Aumenta a satisfação pessoal;
– Reduz acidentes e doenças;
– Colaboradores dispostos;
– Melhora a imagem dos funcionários;
– Melhora a imagem da empresa perante visitantes e clientes.

5) Senso de Autodisciplina: Quando este processo está em execução, quer dizer que o sistema todo está funcionando em perfeita ordem. A disciplina existe quando cada um exerce a sua parte, fundamental para a melhoria do trabalho como um todo. Fazer o que tem que ser feito, mesmo que ninguém esteja olhando.
Vantagens:
– Consolidação dos 5S;
– Melhoria contínua nos processos;
– Espírito de equipe;
– Elimina controles desnecessários;
– Autocontrole;
– Evita perdas oriundas de processos não padronizados;
– Aumenta a previsibilidade dos processos.

A Somape está sempre preocupada em garantir o melhor ambiente de trabalho para os colaboradores e também em ser uma empresa de referência no ramo de manutenções de máquinas pesadas. Por isso, tem em sua empresa o programa 5S, buscando sempre atender com excelência e agilidade os nossos clientes, e proporcionando aos colabores um ambiente agradável e seguro.

Leave a comment